Alguns itens básicos do seu automóvel merecem uma atenção redobrada por apresentarem um desgaste maior em razão do uso recorrente. O recomendado é que um veículo deve ser inspecionado a cada 10 mil quilômetros ou uma vez ao ano.
Quanto mais rápido as falhas forem resolvidas, menos dinheiro e tempo serão gastos com a manutenção. Separamos uma pequena lista dos principais itens que você deve ficar atento, e inspecionar o desgaste do mesmo, frequentemente. Confira:
Pastilhas de freio
Ainda existem proprietários de veículos que acabam lembrando das pastilhas de freio somente quando precisam delas. Mas saiba que elas estão entre as principais peças que o motorista precisa ter cuidado na manutenção do carro.
A cada 10 mil quilômetros, as pastilhas de freio devem ser revisadas junto com todo o sistema, sendo a espessura mínima de 3 milímetros, para garantir sua segurança. Mas, o desgaste pode ocorrer antes de atingir a quilometragem da revisão. Por isso, listamos alguns sinais que podem apontar se é recomendável procurar uma oficina.
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Frenagem ineficiente/Carro está demorando para
parar
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Pedal de freio baixo
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Ruído no carro/Freio barulhento
· Luz das pastilhas de freio que não apaga no painel (para veículos com esse equipamento)
Discos
O sistema de freios contém diversos componentes
que operam juntos para frear o automóvel com precisão. Os discos são um deles,
e quando esse componente fica gasto por conta do uso do carro, a segurança
da direção fica comprometida, pois o veículo pode não frear corretamente
em momentos de emergência.
A forma de dirigir de cada pessoa afeta o desgaste
do disco. Nesse caso, é importante utilizar o motor como freio em descidas
acentuadas para manter a durabilidade do item. Confira alguns sinais de discos
gastos:
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Desgaste e espessura comprometida.
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Vibrações
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Trepidações ao frear
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Barulhos e ruídos de atrito entre metais
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Pedal muito duro ou suave, deve ser
ligeiramente leve.
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Ruídos agudos persistentes
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Luz das pastilhas de freio que não apaga no
painel (para veículos com esse equipamento)
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Espessura mínima dos discos
· Alcançar 40 mil quilômetros rodados
Conjunto de embreagem
Veículos com 10 ou 15 anos de existência precisam da regulagem da embreagem. Modelos mais novos, ao contrário, fazem isso automaticamente. Recomenda-se que o motorista fique atento se estiver experienciando qualquer um dos seguintes sintomas:
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Câmbio “arranhando” na hora da troca de marcha
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Dificuldade para engatar marchas
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Pedal muito baixo, mas que exige força
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Embreagem instável ou imprevisível
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Carro ameaça morrer quando o motorista
começa a soltar o pedal de embreagem ao arrancar,
· Embreagem “patinando”
Correia dentada
A correia dentada pode durar por uma certa quilometragem ou por até 5 anos. Um bom diagnóstico pode te salvar de sérios problemas no motor do veículo, evitando um dano que pode custar milhares de reais para reparar ou dar perda total no seu carro.
O que observar: ruídos altos e repetidos vindos da frente de seu veículo. Este sinal pode significar um problema causado por um desalinhamento ou desajuste e superaquecimento do motor.
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