A chegada do inverno e seus tradicionais dias frios, principalmente nos estados da Região Sul do Brasil, precisa também ser motivo de atenção para proprietários de veículos. Apesar de acharmos que os principais problemas que ocorrem com os automóveis estão relacionados aos dias mais quentes e o superaquecimento, as temperaturas baixas também exigem cuidados redobrados.
Isto ocorre porque várias partes mecânicas e componentes eletrônicos dos carros possuem uma considerável vulnerabilidade aos dias mais frios. Desde cuidados básicos com higienização interna até dificuldades para ligar o carro com a temperatura baixa podem ser recorrentes neste período.
· Confira as principais dicas de cuidados com o seu veículo no inverno
Ar quente e
ar-condicionado:
Mesmo que pouco utilizado no restante do ano, o ar quente é um sistema que auxilia e muito a conviver com os dias de temperatura baixa nas cidades ao Sul do país. Afinal, em alguns momentos do inverno, alguns locais registram temperaturas negativas ou próximo de zero. É fundamental revisar o funcionamento do ar quente, visto ele fica um longo período sem ser utilizado, acumulando sujeira, bactérias e fungos, que podem causar doenças respiratórias a quem utiliza o veículo. Além disso, nunca deixe de ligar o ar-condicionado ao menos uma vez na semana, justamente para evitar o efeito contrário, quando os dias quentes do verão chegar.
Tanque de partida a frio
em carros com etanol:
Os veículos flex que utilizam álcool como combustível, principalmente os mais antigos, possuem um componente muito importante para os dias com temperaturas baixas: o tanquinho de partida a frio. Trata-se de um pequeno tanque abastecido com gasolina que auxilia o motor a funcionar quando a temperatura do etanol não está ideal para fazer o carro dar a partida. Antes da chegada dos dias frios, é fundamental revisar este componente e ver se há necessidade de abastecê-lo.
Limpeza interna do
veículo:
Por se tratar de um período mais frio, os motoristas tendem a manter os vidros do veículo fechado, resultando em pouca troca de ar. Realizar frequentes higienizações internas previne doenças respiratórias e maus odores dentro do carro.
Funcionamento da bateria:
O frio pode comprometer as reações químicas que ocorrem dentro da bateria, não permitindo a geração de energia que grande parte dos componentes eletrônicos do veículo precisa. Além disso, o clima força a bateria a gastar mais para funcionar de forma eficiente. Uma dica é evitar dar a partida no carro com luzes ou acessórios ligados e revisar o estado da bateria antes dos dias mais frios.
Revise os piscas, faróis e
sinaleiras:
Esta dica é muito importante em casos de motoristas que utilizam constantemente as rodovias em horários com pouca ou quase nenhuma incidência solar. Desta forma, trafegar com mau funcionamento nas luzes pode representar perigo não apenas para o motorista, mas também para os outros que utilizam a via.
O CDV Sinos é credenciado
ao DetranRS e está ao seu lado para dispor de diversas peças usadas
originais para quem precisa recuperar e realizar a manutenção do seu
veículo no inverno e em todos os momentos do ano. Confira nossos
produtos e entre
em contato conosco para consultar disponibilidade!