Quando um veículo sofre um acidente uma questão vem à tona: devo reparar ou vender o carro batido? Para ajudar você a tomar a melhor decisão, nós do CDV Sinos trouxemos este artigo especial.
Apresentaremos a você os principais pontos que devem ser avaliados ao destinar seu carro após uma batida, seja para um Centro de Desmonte Veicular ou uma oficina mecânica.
O primeiro ponto a ser considerado é a gravidade da batida. Assim você terá uma noção sobre os custos de conserto do veículo. Riscos e amassados pequenos geralmente podem ser resolvidos de forma simples, mas alguns casos merecem atenção especial.
Amassados na longarina,
barras de proteção ou painéis traseiros tendem a ter um alto custo de manutenção e reparo. Isto
ocorre em função da influência destes componentes em diversas partes do carro,
tornando necessária a troca de peças.
Conhecendo os componentes que foram danificados, você pode também ter uma noção clara do impacto da batida sobre o valor de revenda do carro. Após estipular a desvalorização que seu veículo sofrerá, é possível ponderar sobre a melhor decisão a ser tomada.
Caso você considere que a melhor opção é substituir os componentes danificados, lembre-se que utilizar peças não originais nos reparos também
afetará negativamente o preço de revenda do carro.
Outro fator que deve ser levado em conta é a dificuldade do conserto do automóvel. Ao pensar neste elemento, você não pode considerar apenas o tamanho do estrago causado pelo sinistro, mas também no modelo de seu veículo.
O mercado de peças automotivas é muito variado, porém alguns modelos tendem a possuir uma disponibilidade muito pequena de peças, principalmente em território nacional. Essa dificuldade na hora de encontrar peças pode encarecer o conserto de seu carro e tornar a sua venda mais vantajosa.
Entre os principais indicadores de reparabilidade está o índice
Car Group,
que apresenta a facilidade em realizar o reparo dos mais diversos modelos.
Neste indicador, carros com índices menores possuem uma manutenção mais
barata e simples.
Diante de carros batidos cujo concerto se mostre caro ou inviável, a venda como sucata é uma das melhores opções. Nesses casos você deve procurar o CRVA de sua cidade e solicitar a baixa de seu automóvel.
Após fazer esse encaminhamento e quitar possíveis multas existentes, o seu veículo já pode ser vendido para um Centro de Desmonte Veicular cadastrado no Detran de seu estado. Neste outro artigo, já destacamos como funciona para dar baixa no veículo batido.
Aqui no CDV Sinos, nós compramos o
seu veículo batido e oferecemos também uma grande variedade de peças usadas originais para realizar o
reparo de seu carro. Entre
em contato conosco e saiba mais!