Estamos em uma estação marcada pelas altas temperaturas e, assim como em qualquer momento do dia, é necessário buscar alternativas para se refrescar. No carro, isto não é diferente. Passou o tempo em que o ar-condicionado era apenas um artigo de luxo em veículos.
Atualmente, eles são essenciais para entregar conforto e bem-estar para motoristas e passageiros, tanto para viagens longas, passeios curtos ou deslocamentos até o trabalho, por exemplo. Por conta disso, o CDV Sinos traz algumas das principais dicas para a manutenção do ar-condicionado automotivo. Confira!
Atenção com odores suspeitos
Um dos principais indicativos de que o ar-condicionado está precisando de manutenção é quando começa a apresentar cheiros estranhos. É necessário identificar se o odor vem realmente do item ou pode vir de carpetes ou bancos.
Vale destacar que o mau cheiro apresentado pelo ar-condicionado, em muitas vezes, está relacionado com a presença de micro-organismos que também provocam doenças respiratórias. Caso você utilize aromatizadores próximo ao item, é preciso redobrar a atenção, pois estes podem mascarar o odor.
Manter a higienização em dia
Uma das melhores formas de evitar o mau cheiro ou mesmo eliminá-lo após o odor aparecer é realizar a higienização do ar-condicionado. Para isto, é necessário contar com um prestador de serviço de confiança para executar a limpeza, que pode ser a completa, com desmontagem dos componentes, ou mesmo a simples, feita com produtos sem necessidade de desmontagens.
Troca do filtro do ar-condicionado
Entre os principais serviços a serem feitos para recuperar o funcionamento pleno do ar-condicionado, destacamos a troca do filtro. Trata-se de um dos componentes mais importantes deste item automotivo, ajudando a reduzir odores e partículas externas que entram no veículo.
Na maioria das vezes, é realizado junto com a higienização do ar-condicionado, mas vale destacar que, para condutores que viajam bastante em estradas ou residem em cidades grandes, com grande quantidade de poeira e poluição, há uma necessidade maior da troca do filtro.
Reposição do gás
Assim como o ar-condicionado de nossas casas ou empresas, o item automotivo também pode perder o gás devido ao seu uso. É indicado que ele seja reposto a cada três anos, mas, caso o condutor perceba que o ar está apenas ventilando e não gelando, pode estar relacionado com o gás ter escapado durante a utilização do item.
Utilizar mesmo em dias frios
Apesar de utilizarmos o ar-condicionado apenas quando o calor “aperta” no verão, é aconselhado que o item seja colocado para funcionar também no inverno. Aplicar esta prática contribui diretamente na durabilidade do ar-condicionado através da manutenção da lubrificação do item em todo o ano. Além disso, em dias de muita chuva ou frio, o ar ajuda também a desembaçar janelas.
Leia o manual do carro
Cada item do carro tem suas características, especificações e dicas de cuidados explicadas no manual do veículo. E o mesmo vale para o ar-condicionado. Se há alguma dúvida de como proceder para realizar limpezas simples, seu funcionamento ou como preservá-lo melhor no dia a dia, a melhor forma de aprender é consultando este documento.
O
CDV Sinos é
credenciado ao DetranRS e é
referência na comercialização de peças usadas originais. Dispomos de
comandos e
demais componentes para ar-condicionado automotivo, além de diversos itens de qualidade, com ótimo custo-benefício e entregas para todo o país.
Entre em contato conosco e
consulte a disponibilidade da peça que você precisa.